O fim do silêncio: Silent Hill vai voltar?

Rumores da volta de Silent Hill, a mais interessante série de terror já criada nos videogames, não são coisa nova. Na verdade, parece que todo ano alguma coisa sobre a série aparece. Tem sido assim desde que Silent Hills, uma reimaginação a cargo de Hideo Kojima (Metal Gear Solid, Death Stranding) e do cineasta Guillermo Del Toro, foi cancelada em 2015.

Mas a coisa parece estar tomando corpo real agora. O mesmo rumor geral nunca morre, volta com mais apêndices e continua cambaleando cada vez mais perto… Hã, quero dizer, mais detalhes emergem de mais fontes confiáveis. Até algumas capturas de tela vazaram agora.

Uma das capturas vazadas

Para quem não estava acompanhando, o discurso repetido dos últimos dois ou três anos é o seguinte: a Konami, detentora da série, procurou parceiros externos para lançar um remake, um título inédito principal e um spin-off na linha Telltale, mais puramente narrativo e com escolhas.

Duas coisas estão dando mais credibilidade a tudo isso. Primeiro, agora temos mais fontes confiáveis além de um “influenciador” ou outro, ou ainda uma interpretação de algum tweet “críptico” de pessoas potencialmente envolvidas. Segundo, mais detalhes surgiram neste artigo do VGC, que em geral não tira coisa do éter quando se trata de vazamentos e rumores. Outro jornalista, Jeff Grubb, corroborou que ouviu o mesmo rumor geral de diversas fontes. Grubb também tem histórico de acertar nessas coisas.

Desde que o rumor começou, um fato concreto deu mais sustentação ainda: o Bloober Team, estúdio hoje especializado em jogos de terror como Layers of Fear e The Medium, anunciou oficialmente uma parceria com a Konami – e isso meses depois de declarar que estava trabalhando com “uma franquia clássica de terror” para “uma editora bastante famosa”. Além disso, Akira Yamaoka, compositor e produtor célebre de Silent Hill, trabalhou com o Bloober Team em The Medium – um jogo que não escondia suas influências. O mesmo Yamaoka disse no ano passado que estava envolvido com “o projeto que vocês estão esperando”.

Os detalhes revelados hoje são especialmente curiosos. Para começar, o remake seria de nada menos que Silent Hill 2, amplamente considerado o melhor da série, e estaria a cargo do Bloober Team. Isso é interessantíssimo porque o forte do estúdio sempre foi visual, ambientação e narrativa, com jogabilidade ou mínima (Layers of Fear) ou pobrinha de doer (The Medium). O negócio é que Silent Hill 2 não tinha uma jogabilidade lá muito complexa e só precisa mesmo de um “banho de loja”, algo que o Bloober Team provou ser bem capaz de fazer já.

É um trabalho mais ao alcance deles do que tentar revitalizar a série com um título completamente novo. A única coisa que me preocupa é que os detalhes também falam em “quebra-cabeças reformulados”, o que não é nada bom considerando os puzzles para criança de 5 anos de The Medium. Esse remake também teria novos finais e seria exclusivo temporário de PlayStation.

Mas quem ficaria a cargo de um título novo, então? O novo detalhe é que seria um estúdio japonês, o que bate com aquilo que os fãs pedem há um bom tempo: tirar Silent Hill de mãos ocidentais. E, sinceramente, hoje isso é mais necessário do que nunca.

Eu acho que o Climax Studios fez um ótimo trabalho com suas tentativas – Origins e principalmente Shattered Memories – e que a Vatra Games até entregou algo aproveitável com Downpour (noves-fora Korn e maluquices da Konami), mas isso foi em tempos melhores para a produção ocidental. Hoje? Nah. Os estúdios ocidentais estão desaprendendo a fazer até aquilo que sabiam fazer direito, imagina mexer em jogo originalmente japonês. Não, obrigado.

O que poderia caber em certos estúdios ocidentais é o tal spin-off puramente narrativo. Infelizmente, esse é o que tem menos detalhes concretos. O que o VGC alega é que o projeto foi discutido – não aprovado ou iniciado necessariamente, só discutido – com gente como o estúdio Supermassive e a editora Annapurna. O site alega que, na verdade, a série Dark Pictures Anthology do estúdio nasceu dessas discussões iniciais, enquanto a editora não comentou ainda sobre o assunto.

Para encerrar, as capturas de tela que vazaram no Twitter. O estilo visual sugeria fortemente o Bloober Team e, segundo o VGC, esse pode ser o caso: as capturas não são de um título novo completo ou do remake, e sim de um “jogo-teaser”, no estilo de P. T. (que revelou o cancelado Silent Hills), chamado “Sakura“. A ideia seria usá-lo para gerar empolgação para o retorno da série no futuro. Seja esse o caso ou não, as capturas foram derrubadas do Twitter por violação de direitos autorais, o que só sugere ainda mais que eram verdadeiras sim.

A Konami iria fazer uma apresentação digital ano passado em junho, no período usual da E3, para “anunciar novos projetos”, mas cancelou tudo por “questões de timing“. Com a pandemia ainda rolando solta e a E3 cancelada, talvez fosse cedo demais mesmo. A E3 ainda não voltará este ano, mas o Summer Fest continua programado para junho, e algumas editoras já confirmaram suas apresentações no período. A chance é boa de que a Konami apareça em algum lugar para soltar Sakura e anunciar o remake, no mínimo. Veremos em breve!

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